quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

O equilíbrio dos elementos em nossa personalidade

Percebemos que a mente humana é capaz de um desenvolvimento ilimitado: os que mais usam a capacidade cerebral não chegam a 15% de sua capacidade. Dentro de cada um de nós reside o fogo de um caráter admirável , como o gigantesco carvalho que está adormecido na semente.
Assim, sentimentos limitantes como mágoa, culpa, ressentimentos, medo, se não forem compreendidos e, conseqüentemente, transmutados, tornam-se possíveis focos de doença, que não deixa de ser um desequilíbrio de energia. Além da dificuldade de vermos com clareza que esse tipo de bloqueio (normalmente de origem emocional) causa, podemos estar acumulando energias que se tornam nocivas se não forem liberadas
Há alguns fatores que devem ser levados em conta nessa avaliação:
- A genética;
- A educação que recebemos;
- Nosso temperamento, isto é, a forma como recebemos as circunstâncias que nos rodeiam;
- O padrão cultural da sociedade em que vivemos;
- O que viemos aprender em nossa vida, isto é, nossa missão pessoal.

Nossas emoções precisam ser conhecidas para poderem ser “trabalhadas”. Se, negamos sua existência ou se não conseguimos ter uma saudável autocrítica, persistimos em padrões de comportamento que não nos ajudam a viver de forma plena.

Algumas atitudes que nos auxiliam a libertar-nos:
- Não entrar na sintonia do outro.
- Não se julgar culpado em relação às escolhas que os outros fazem.
- Manter o nosso centro interno livre de influências externas.

Feng Shui fortalece nossa liberdade interior através da escolha consciente do que queremos mudar ou atrair para nossas vidas.

Os 5 elementos em nossa personalidade:
- Fogo
- Terra
- Metal
- Água
- Madeira

Os 5 Elementos na personalidade

Esculpindo nosso eu:
Conhecendo nossas principais características e aonde queremos chegar como pessoas, poderemos estar construindo, dia a dia, com persistência, coragem e flexibilidade uma personalidade integrada e forte. Seremos faixas-preta da emoção, dando prioridade a sentimentos profundos, ao invés de sentimentalismos.
Com sensibilidade, mas evitando cuidadosamente suscetibilidades, não levando a mal as atitudes mas conhecendo sua natureza, compreendendo o valor como aprendizado das situações, iremos desenvolver uma nova visão, e o prazer de estar no controle, ao invés de estar sendo levados pelas circunstâncias se revelará um dos maiores deleites, e podemos então desfrutar de nossa vida.
Não esquecer que na natureza o desenvolvimento das plantas é lento, havendo necessidade de identificar em qual “estação” nosso espírito se encontra para avaliar o real crescimento de nossas determinações.
Escolher a estação propícia nos poupa de esforços inúteis.

Harmonia pessoal é resultado de autoconhecimento e compreensão do momento que atravessamos na vida.

Cada pessoa tem o seu padrão particular e inconfundível. Através do Feng Shui nos ambientes , buscamos a harmonia com a Energia Cósmica. Por outro lado, cada energia pessoal é formada por partículas dos 5 elementos, em maior ou menor quantidade , o que resulta em uma personalidade específica. Com um pouco de autocrítica, podemos nos descobrir nas descrições abaixo e corrigirmos as distorções.
O Chi nos movimenta. Pode fluir para cima ou para baixo. Ele determina se nos mantém erguidos, andamos encurvados ou mancamos. Podemos alterar nossa aparência através da mudança de concepção interna, que a consciência proporciona.
Estamos direcionando hoje a pessoa que seremos amanhã.

A Liberdade Interna é fortalecida através da prática do Feng Shui.
· Quando nos observamos com imparcialidade e bom-senso podemos descobrir os elementos que estão em desequilíbrio e através da nossa intenção promover uma personalidade mais harmônica.
Podemos compreender melhor, as pessoas que nos cercam e através dessa compreensão evitar atritos desnecessários com pessoas que possuem graus acentuados de desequilíbrio de um ou mais elementos.
· Por mais diferentes que possam ser os temperamentos das pessoas que convivem sob um mesmo teto, o equilíbrio promove um ponto em comum entre elas: o respeito mútuo.
· Através do amor a si mesmo, com bom senso, podemos alcançar a verdadeira dignidade a que fomos destinados. Muitas vezes, ao deixar a energia interna fluir, sem condicionamentos ou bloqueios, conhecemos um outro lado de nossa personalidade mais descontraído, alegre e com uma sabedoria própria tão peculiar que muitas vezes nos surpreendemos com nossa capacidade pessoal intuitiva.

Os elementos e seu ponto de equilíbrio:
(Texto baseado em Sarah Rossbach – Feng Shui - Como viver melhor em sua casa – Ed. Ediouro).

METAL – O metal e o ouro são símbolos de integridade. Pessoas com pouco metal são tímidas, falam muito pouco. Falta-lhes confiança em si próprias, precisam saber que o ouro também é metal, e o mais precioso.
Nível médio – Falam estritamente o necessário, são pacientes, justas e gostam de ouvir .
Com excesso de metal tornam-se faladeiras, de voz estridente, julgando-se quase sempre donas da verdade. Quase sempre falam sem pensar.

Para ajudar a conseguir o equilíbrio desse elemento:
Mentalize-se no controle desse elemento e use durante 27 dias na mão esquerda uma aliança de pedra: hematita, jade ou sodalita.

MADEIRA – Simboliza perseverança e benevolência – As pessoas com pouca madeira flutuam no lago da vida, sendo levadas de um lado para o outro. Ou seja, não há constância em seus ideais, em seus planos, em seus negócios. Ficam ao sabor do vento.
Nível médio – São como árvores sadias , de raízes firmes, que se inclinam com o vento forte , mas logo se aprumam. São receptivas a todas as brisas, e por isso mesmo progressistas.
Com excesso de madeira são como as árvores altíssimas, que nem se abalam com as brisas constantes, mantendo-se firmes e majestosas. Contudo, ao soprar um vendaval forte , são arrancadas do solo com suas raízes.

Para ajudar a conseguir o equilíbrio desse elemento:
Mentalize-se no controle desse elemento e coloque um vaso com terra e planta viçosa na sala de estar de sua casa e outro na entrada. Deixe pelo menos durante 27 dias.

ÁGUA – Este elemento simboliza os contatos e atividades sociais, sendo próprio das pessoas que gostam de comunicar-se. A falta desse elemento pode significar estagnação, como uma poça d’água parada.
Nível médio – é como um rio sereno e majestoso, que contorna os obstáculos sem se deter diante deles.
Com excesso de água, são como quedas frenéticas , com múltiplas atividades que não proporcionam o resultado desejado.

Para ajudar a conseguir o equilíbrio desse elemento:
Mentalize-se no controle desse elemento. Se houver excesso, coloque um pequeno espelho redondo debaixo de seu travesseiro e ao acordar faça movimentos circulares com as mãos sobre ele, durante 27 dias.
Quando há falta, coloque uma fonte de água corrente na área de amigos ( SO) de sua sala.

FOGO – Simboliza a razão, expressividade e educação.
A ausência de fogo torna as pessoas desmotivadas, engolem a própria raiva, não sabem expressar seus sentimentos com propriedade. Acabam tendo problemas graves de saúde, em virtude do stress, especialmente os estomacais e cardíacos.
Nível médio – expressam-se com elevado senso de justiça, com equilíbrio. Sabem criticar construtivamente.
O excesso torna as pessoas agressivas, implicantes, intolerantes, considerando-se as únicas que sabem a verdade. Estão sempre descontentes e queixando-se dos outros.

Para ajudar a conseguir o equilíbrio desse elemento:
Mentalize-se no controle desse elemento e faça 9 respirações pela manhã olhando para o leste ( lado que o Sol surge).

TERRA – Simboliza sinceridade e lealdade.
A falta torna as pessoas egoístas e mentirosas. Podem até cuidar bem de si mesmas, porém não sabem partilhar suas alegrias.
Nível médio – mostra pessoas equilibradas e confiáveis.
Excesso – São boas em excesso, não medem sacrifícios para ajudar os outros, não têm senso de medidas e limites.

Para ajudar a conseguir o equilíbrio desse elemento:
Mentalize-se no controle desse elemento e coloque no centro da sala uma vasilha com 2/3 de água e 9 pedras roladas de rio durante 27 dias, trocando a água diariamente.


Atitudes que ajudam a equilibrar todos os elementos:

Exercícios respiratórios pela manhã, olhando para onde nasce o Sol (Leste) e visualizando a conquista de nosso equilíbrio pessoal.

Pensamentos que reforçam nossa intenção de equilíbrio:

A cada dia aperfeiçôo meu modo de pensar, falar e sentir.
A intuição me guia e me sugere a melhor resposta para cada momento da minha vida.
Meu equilíbrio interno favorece aqueles com quem convivo.
Sou fonte de luz para quem me rodeia.
Meus atos revelam minha lucidez interior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário