domingo, 21 de dezembro de 2008

Acupuntura Tradicional

BREVE HISTÓRICO:
É impossível sabermos ao certo como surgiu a acupuntura. Fatos muito antigos quando não são muito bem documentados, acabam por deixar-nos em dúvida o que é história e o que é lenda.
Conta-se que um guerreiro chinês retornou de uma batalha curado de sua doença, isso por ter sofrido algumas flechadas, e ainda que os sábios da época, pesquisando o porque da cura, chegaram a conclusão que os locais do corpo, que foram atingidos, tinham uma relação com a antiga doença do guerreiro, e a partir daí iniciaram pesquisas intermináveis que foram se aprimorando, geração após geração.
Outra teoria é de que a acupuntura foi ensinada aos chineses antigos, por seres extraterrestres, com o intuito de ajudar o povo da terra, que estava sem conhecimento adequado.
Mas deixemos de lado a origem da acupuntura e voltemos nossa atenção para um dos livros mais antigos e importantes que existem sobre acupuntura, que é o "HOANG TI NEI KING SU WEN" , ou seja, "CLÁSSICO DE MEDICINA INTERNA DO IMPERADOR AMARELO", este livro foi gerado em +/- 4.000AC, porém só foi escrito por volta do ano 300AC. Apesar de ser um livro escrito há tanto tempo, mantém seus conceitos usados até hoje, devido ao seu avançado conhecimento. Já descrevia a circulação do sangue "...o sangue circula pelos vasos , como num círculo, e jamais para durante a vida, o coração regulariza o curso do sangue no corpo.. ".
O Ocidente só descobriu o sangue em 1619, por Sir Willian Harvey, ou seja, centenas de anos após.

Outro exemplo de como este livro era adiantado para sua época, é que nele já era descrito o câncer, explicado como sendo, "uma das conseqüências das emoções reprimidas que criam uma energia auto-destrutiva no organismo". O câncer só foi descoberto no Ocidente há poucos anos.
Hoje, aliamos a sabedoria milenar da acupuntura, com o desenvolvimento tecnológico de nossos dias, usando equipamentos eletrônicos modernos e o Raios Laser no exercício da acupuntura. A tecnologia se desenvolveu muito daquela época até nossos dias, porém o homem continua precisando curar-se de suas doenças.Hoje, aliamos a sabedoria milenar com a tecnologia moderna para o combate às doenças

ESTE SÍMBOLO REPRESENTA O EQUILÍBRIO DO UNIVERSO, ONDE A COR PRETA É O "YIN" E A COR BRANCA REPRESENTA O "YANG".
PODEMOS OBSERVAR QUE UM DEPENDE DO OUTRO E AO MESMO TEMPO, UM COMPLETA O OUTRO, PARA QUE JUNTOS POSSAM COMPLETAR UM CÍRCULO PERFEITO.
OBSERVA - SE, TAMBÉM QUE DENTRO DO YIN EXISTE UMA PORÇÃO YANG E VICE-VERSA.
TEORIA DA ACUPUNTURA
O universo se baseia na oposição entre duas forças antagônicas, que devem estar com igual intensidade de força para que haja o equilíbrio. Partindo desta premissa é que existem as teorias da acupuntura.
O ser vivo( humano, animal ou vegetal) possui uma energia primordial, chamada QI( pronuncia-se TCHI) . Esta energia tem dois aspectos: YIN e YANG. O YIN é o aspecto material e interno, já o YANG é a manifestação da matéria exteriormente. Para o leigo, isto parece confuso e sem sentido, porém o conceito YIN/YANG é de suma importância para o exercício da acupuntura.
O bom funcionamento(saúde) do ser depende do bom equilíbrio entre estas duas forças que são antagônicas, porém sua oposição acaba por criar um equilíbrio dinâmico. Tanto o YIN como o YANG tem, cada um, suas funções. Quando estão em mesmo nível energético, um controla o outro, porém quando um se sobressai em relação ao outro ocorre o desequilíbrio, ou seja, ocorre a doença.
A desarmonia YIN / YANG pode ser causada por motivos endógenos ou exógenos.
- FATORES EXÓGENOS: excesso de frio ou calor, alimentação inadequada, acidentes, poluição e mais uma infindável lista.
- FATORES ENDÓGENOS: raiva, preocupação, pensamento excessivo(obsessão), pesar, medo, tristeza , etc...

Existe uma inter-relação entre os sentimentos e os órgãos do nosso corpo. Determinada emoção influencia um órgão, e este também mantém uma influência sobre a emoção relacionada a ele.

A saber:
PULMÃO=TRISTEZA
CORAÇÃO=ALEGRIA
FÍGADO=RAIVA
BAÇO=CONCENTRAÇÃO
RIM=MEDO.
Por exemplo: quando ocorre o que chamamos de "uma subida do YANG do fígado" há furor súbito( a pessoa se enfurece rapidamente por pouca coisa), irritação constante, pode ocorrer vertigens,, olhos vermelhos e outros sintomas. Neste exemplo pudemos observar o meridiano do fígado causando raiva porém pode ocorrer o inverso, ou seja , uma pessoa que em seu trabalho diário passe por muitos transtornos, fazendo-a ficar com raiva rotineiramente, terá o seu meridiano do fígado afetado, tornando-o com excesso de YANG e uma deficiência de YIN. Neste exemplo pudemos observar a interdependência do YANG com o YIN, quando um não deve estar mais forte que o outro.
Evidentemente a teoria da acupuntura não se restringe somente a isto, é muito mais vasta.
MERIDIANOS E PONTOS DE ACUPUNTURA
Chamados de TSING pêlos chineses, são os trajetos por onde passa o QI. Cada órgão tem seu meridiano próprio e em cada meridiano existem vários pontos cutâneos com funções específicas cada um. Quando inserimos uma pequena agulha em um destes pontos ocorre uma estimulação energética desencadeando reações bioquímicas no nosso organismo.
É comum o paciente, durante e após a sessão de acupuntura sentir um bem estar, uma leveza. Isto decorre devido a liberação de endorfinas pelo nosso organismo.Poderíamos dizer que os pontos de acupuntura, através dos meridianos, são a ligação com o meio interno do organismo.
A localização dos pontos pode ser feita pela sensibilidade manual ou através do uso de aparelho eletrônico específico para esta finalidade. Antes da invenção deste aparelho, havia uma certa dificuldade em explicarmos aos não acupuntores a existência dos pontos e meridianos, pois inevitavelmente surgia a questão: não vejo, não sinto, não meço, logo não existe. Porém com a invenção destes aparelhos, há alguns anos, ficou mais fácil provar a existência, pois hoje é possível medir.
DOENÇAS TRATADAS COM ACUPUNTURA
A acupuntura não classifica as doenças tão restritamente como estamos acostumados aqui no Ocidente. Para a acupuntura não existe uma doença, mas sim um doente que necessita de um tratamento geral, visando seu equilíbrio como um todo. Existe uma exceção para isso, que é a analgesia por acupuntura, que visa exclusivamente tirar totalmente a sensibilidade à dor do paciente para uma cirurgia.É comum o paciente, durante e após a sessão de acupuntura sentir um bem estar, uma leveza. Isto decorre devido a liberação de endorfinas pelo nosso organismo.Poderíamos dizer que os pontos de acupuntura, através dos meridianos, são a ligação com o meio interno do organismo.
A localização dos pontos pode ser feita pela sensibilidade manual ou através do uso de aparelho eletrônico específico para esta finalidade. Antes da invenção deste aparelho, havia uma certa dificuldade em explicarmos aos não acupuntores a existência dos pontos e meridianos, pois inevitavelmente surgia a questão: não vejo, não sinto, não meço, logo não existe. Porém com a invenção destes aparelhos, há alguns anos, ficou mais fácil provar a existência, pois hoje é possível medir.
Acupuntura promove um equilíbrio geral no organismo, pois nenhuma doença existe isoladamente, sempre está associada a algum desequilíbrio geral. Além do sintoma principal que trouxe o paciente ao consultório, haverá outros sintomas, mesmo de menor importância, que são reflexos do mesmo desequilíbrio. Que quando tratado corretamente promoverá a cura do paciente como um todo.
Porém como forma ilustrativa, citarei alguns sintomas mais comuns que levam os pacientes a procurarem a acupuntura e que obtém êxito na cura dos seus males:
INSÔNIA, DEPRESSÃO, ANSIEDADE, STRESS (ESTRESSE), PÂNICO, OBESIDADE, TABAGISMO
CEFALÉIA(DOR DE CABEÇA), NEVRALGIA DO TRIGÊMEO, RESFRIADO, GRIPE, ASMA, SINUSITE, RINITE, ENFISEMA PULMONAR, BRONQUITE, ZUMBIDO, FARINGITE, ROUQUIDÃO.
SEQÜELAS DE A.V.C. (DERRAME CEREBRAL),, PARALISIA, HEMIPLEGIA, PARAPLEGIA, TETRAPLEGIA, PARALISIA FACIAL, SEQÜELAS DE LESÃO MEDULAR, PARALISIA CEREBRAL.
DOR NO ESTÔMAGO, GASTRITE, DOR ABDOMINAL, CONSTIPAÇÃO, HEMORRÓIDAS, CÓLICAS EM GERAL, DIABETES .
IMPOTÊNCIA SEXUAL, EJACULAÇÃO PRECOCE,, FRIGIDEZ, CÓLICA RENAL.
L.E.R. (Lesões por Esforços Repetitivos) OU DORT(Doenças Ósteo-musculares Relacionadas ao Trabalho), TENDINITE, TENOSSINOVITE, TORCICOLO, HÉRNIA DE DISCO, DOR LOMBAR, DOR CERVICAL, DORES "NAS COSTAS", DORES EM GERAL (PUNHO, COTOVELO, OMBRO, JOELHO, TORNOZELO, ETC. )
DADOS ESTATÍSTICOS SOBRE RESULTADOS DO TRATAMENTO COM ACUPUNTURA EM ALGUMAS DOENÇAS:
ACUPUNTURA EM PROBLEMAS NEUROLÓGICOS:
A.V.C. (DERRAME CEREBRAL):
DE 10066 CASOS OBSERVADOS, 18 FICARAM CURADOS TOTALMENTE, 63 OBTIVERAM MELHORA CONSIDERÁVEL, 23 TIVERAM ALGUMA MELHORA E APENAS 2 NÃO OBTIVERAM EFEITO CONSIDERÁVEL. O GRAU DE EFETIVIDADE FOI DE 98,1% (FONTE: JOURNAL OF ZHEJIANG OF TRADITIONAL CHINESE MEDICINE, 12 1988)
PARAPLEGIA (PARALISIA DOS MEMBROS INFERIORES):
DE 124 CASOS, 10 OBTIVERAM CURA, 102 MELHORARAM E APENAS 12 NÃO TIVERAM EFEITO CONSIDERÁVEL. ENTÃO O GRAU DE EFETIVIDADE FOI DE 85,12% (FONTE: JOURNAL OF TRADIDITIONAL CHINESE MEDICINE, 26 - 1985)
EPILEPSIA:
DE 95 DOENTES OBSERVADOS, 24 OBTIVERAM RESULTADO MARCANTE, 45 TIVERAM MELHORA E APENAS 26 NÃO OBTIVERAM ÊXITO. CONSTATAMOS, ENTÃO QUE O GRAU DE EFETIVIDADE FOI DE 72,6%. (FONTE: CHINESE ACUPUNTURE & MOXIBUSTION, 2 . 1982)
CEFALÉIA SEVERA:
EM 123 CASOS OBSERVADOS, 105 OBTIVERAM TOTAL RECUPERAÇÃO OU EFEITO MARCANTE, 11 OBTIVERAM UMA MELHORA E APENAS 7 NÃO CONSEGUIRAM RESULTADOS SIGNIFICANTES. ENTÃO O GRAU DE EFETIVIDADE FOI DE 94,3% (FONTE:LIAONING JOURNAL OF TRADITIONAL CHINESE MEDICINE,11 1983)
ACUPUNTURA EM PROBLEMAS ORTOPÉDICOS:
LOMBALGIA:
EM 300 CASOS OBSERVADOS, 199 FORAM CURADOS TOTALMENTE OU OBTIVERAM EFEITO MARCANTE, 73 OBTIVERAM MELHORA E APENAS 28 NÃO CONSEGUIRAM EFEITO SATISFATÓRIO. O GRAU DE EFETIVIDADE FOI DE 90.7% (FONTE: GUANGXI JOURNAL OF TRADITIONAL CHINESE MEDICINE, 9 1986.)
TORCICOLO RECORRENTE:
EM 215 CASOS OBSERVADOS, 201 FORAM CURADOS TOTALMENTE, 14 OBTIVERAM MELHORA. O GRAU DE EFETIVIDADE FOI DE 100% (FONTE: CHINESE ACUPUNTURE AND MOXIBUSTIONS, 5 1984. EXISTEM MUITOS OUTROS CASOS DOCUMENTADOS
Fonte: geocities.yahoo.com.br/acupuntura_br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário